Quem Somos

Comitê dos Italianos no Exterior (Comitati degli italiani all’estero)

Em cada circunscrição Consular onde residem ao menos três mil cidadãos inscritos no AIRE é instituído, com decreto do Ministro degli Affari Esteri, um Comitê dos italianos no exterior (COMITEs). O corpo do COMITEs é eleito através de uma eleição direta, pelos cidadãos residentes nos estados do RJ e ES e o mandato tem duração de 5 (cinco) anos.

O COMITEs é uma organização que representa os italianos do exterior como representante diplomático-consular.

O COMITEs realiza reuniões, com o Consulado Geral, com autoridades locais para debater sobre questões de interesse da comunidade o qual representa, com exceção aos assuntos que lidam ao Estado.


Quais as funções do COMITES?

Cada Comitê contribui para identificar as necessidades de desenvolvimento social, cultural e civil de sua comunidade e pode contribuir para a representação diplomática-consular para definir intervenções no país em que atua.

O Comité promove iniciativas junto com as autoridades consulares, empresas, organizações e associações que operam no distrito consular, medidas adequadas em relação à vida social e cultural da comunidade italiana que reside no círculo eleitoral, com especial atenção participação juvenil, igualdade de oportunidades, assistência social e escolar, formação profissional, recreativas, desportivas e de lazer.